Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
Geral
PESQUISA de SATISFAÇÃO – ÍNDICE ANEEL de SATISFAÇÃO do CONSUMIDOR – IASC 2022
27/07/2022
A ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, informa a todos  os consumidores de Energia Elétrica do Brasil, que a partir de  05/07/2022 a 05/10/2022, estará em curso a realização da  PESQUISA de SATISFAÇÃO – ÍNDICE ANEEL de SATISFAÇÃO do  CONSUMIDOR – IASC 2022, deste modo é importante alguns  cuidados a saber:
A empresa contratada pela ANEEL para este trabalho é a QUALITEST INTELIGÊNCIA em PESQUISA;
O período desta pesquisa em campo será de 3(três) meses. De 05/07/2022 a 05/10/2022;
Todos os profissionais deverão se apresentar munido de  sua identificação profissional (crachá com foto); 
Os veículos que conduzem estes pesquisadores devem estar identificados com QUALITEST INTELIGÊNCIA em PESQUISA;
A ANEEL ainda disponibiliza os canais de comunicação para a  realização de eventual denuncia ou reclamação = ligue 167. 
Caso ainda persista dúvidas quanto a realização da pesquisa é  possível contatar a ANEEL através do telefone 61 2192 8915  ou pesquisa_iasc@aneel.gov.br.
E você também pode contatar a CERCI pelos nossos canais de  atendimento, (21) 2745-9850 ou sac@cerci.com.br. 
Finalizando, a ANEEL informa ainda que todos os profissionais da empresa “QUALITEST INTELIGÊNCIA em  PESQUISA”, devem estar, portando, a “NOTA de ESCLARECIMENTO aos CONUMIDORES”, documento que transcrevemos a seguir:

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS CONSUMIDORES 

Sua participação é muito importante nesta pesquisa que tem por objetivo avaliar, a  partir da percepção dos consumidores, da sua opinião, o grau de satisfação com os  serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica. 
O Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor – Iasc, calculado anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL desde 2000, retrata a sua avaliação sobre as  distribuidoras e tem como objetivo principal estimular a melhoria contínua dos serviços.  Mas não é só isso! As informações obtidas também auxiliam a Agência na identificação  das empresas que devem participar de um plano de ajustes e correções de  procedimentos, além de integrar o mecanismo de incentivo na política tarifária definida  pela ANEEL. 
Em 13 de junho de 2022, a ANEEL prorrogou o contrato da empresa Qualitest  Inteligência em Pesquisa para a realização da coleta de dados junto a consumidores de  energia elétrica de 28.965 residências de 618 municípios de todo o país. Embora nem  todos os 5.570 municípios brasileiros recebam a visita dos entrevistadores, a dinâmica  do sorteio dos municípios contempla uma amostra que alcança consumidores de todas  as 105 distribuidoras concessionárias e permissionárias de energia elétrica do país.
A coleta de dados nos domicílios (presencial) dos municípios sorteados está prevista  para o período de 5 de julho a 5 de outubro de 2022. A lista completa desses municípios,  inclusive o seu, assim como todos os resultados desde o ano 2000, está disponível na  página oficial da ANEEL na internet, no seguinte link: https://www.gov.br/aneel/ptbr/centrais-de-conteudos/documentos/iasc. 
Para sua comodidade e segurança, os profissionais da Qualitest devem estar  identificados com crachá com foto e em virtude da pandemia seguem todas as cautelas  sanitárias recomendadas, tais como uso obrigatório de máscara, distanciamento e uso  de álcool em gel. Além disso, sempre que possível, será evitado o deslocamento das  equipes de coleta de dados em transporte coletivo – nos limites do município, ou entre  municípios – prioriza-se o transporte por meio de veículos alugados, de uso exclusivo da  equipe, com a identificação da Qualitest nas portas.
Caso ainda persista qualquer dúvida ou caso queira fazer alguma denúncia ou  reclamação, o(a) senhor(a) poderá contatar diretamente a ANEEL, em Brasília, por meio  do telefone -67, cuja ligação de telefones fixos ou móveis é gratuita, e confirmar as  informações contidas neste comunicado.
Persistindo a dúvida quanto à realização da pesquisa, é possível entrar em contato com  a coordenação da pesquisa em Brasília, que poderá ser feita por meio do telefone fixo:  (61) 2192 8915, em horário comercial. Fora desse horário, as dúvidas podem ser  encaminhadas para o e-mail: pesquisa_iasc@aneel.gov.br. 
Agradecemos antecipadamente por sua atenção e por suas sinceras opiniões sobre os serviços prestados por sua distribuidora, que contribuirão para a melhoria dos serviços  de energia elétrica em nosso país.

Brasília, 29 de junho de 2022.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL

Duvidas e Perguntas:
O que é o Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor?
O Iasc é um indicador que permite avaliar a satisfação do consumidor residencial com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica.
Como é obtido o Iasc?
O Iasc é obtido anualmente a partir de pesquisa amostral realizada com consumidores de todas as distribuidoras, concessionárias e permissionárias, que atuam no território nacional. São realizadas cerca de 27.000 entrevistas.
Quais as variáveis avaliadas na pesquisa do Iasc?
São cinco:
qualidade percebida;
valor percebido (relação custo-benefício);
satisfação global;
confiança no fornecedor;
fidelidade.

VEJA TAMBÉM