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CERCI - Cooperativa de Eletrificação Rural
Cachoeiras - Itaboraí

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Uma luz, uma nova esperança

  NOTÍCIA   

CERCI comemora certificação da NBR ISO 9001

 

A Cooperativa de Eletrificação Rural de Cachoeiras - Itaboraí LTDA(CERCI), comemora a
certificação da Norma NBR ISO 9001. A nova conquista era uma condição esperada há muitos anos pela Cooperativa, que como uma empresa, necessitava se enquadrar no Sistema de Gestão de Qualidade para melhorar seu desempenho e avançar com ações que possam de fato apresentar resultados contínuos e satisfatórios aos seus cooperados e consumidores.

 

O anúncio dessa grande conquista foi feito pela auditora Ana Maria de Oliveira, após concluir a verificação do sistema de gestão da cooperativa na última quarta-feira (27).
- A CERCI está atendendo tanto aos requisitos da Norma, quanto a alguns processos e
procedimentos que ela mesmo determinou fazer – atestou Ana Maria Guena, que iniciou seu trabalho na segunda-feira (25) e encaminhou seu relatório para a BRTUV, empresa credenciada pelo Inmetro e responsável por iniciar o processo de certificação da CERCI(deve ser concluído entre dezembro deste ano e janeiro de 2020).


PERMISSIONÁRIA. A certificação também faz parte do processo de regulação, em cumprimento ao contrato de Permissão que fora assinado no ano passado com a ANEEL, previsto no artigo 155 da Resolução Normativa 414/2010.

 

SATISFAÇÃO. O Presidente da CERCI, Helon Marins, disse que está muito satisfeito e otimista com a nova conquista, e que tem feito uma gestão voltada para a Segurança e Qualidade dos serviços. “A gestão da qualidade de produtos e serviços é essencial em todos os processos de uma empresa, independentemente do seu porte ou segmento de atuação. O certificado NBR ISO 9001 ajuda as organizações a melhorarem seus procedimentos de forma a aumentar seu diferencial competitivo, fortalecendo sua imagem e reputação. Ainda que não houvesse uma imposição da certificação pelo órgão regulatório, a atual gestão da CERCI não renunciaria à utilização desta importante ferramenta de gestão, razão pela qual decidimos estender sua
utilização em áreas na qual a ANEEL não exige, como na área de Recursos Humanos, por exemplo.”, comentou.

 

ECONOMIA. Responsável por preparar a CERCI para a auditoria de certificação da NBR ISSO 9001, o consultor Isidoro Barcelos Medeiros, da Asseste Consultoria Empresarial, acompanhou o trabalho de Ana Maria Guena nos três dias de auditoria. Ele comemorou a obtenção da certificação, parabenizando os funcionários da CERCI pelo empenho em cumprir todas as exigências do processo.
- O ISO 9001 é uma norma internacional de certificação de sistema de gestão de qualidade. Ele demonstra que a empresa tem qualidade nos seus serviços e processos – explicou Isidoro, destacando a redução de custos como um dos resultados oriundos da gestão de qualidade.


EXIGÊNCIA. O consultor lembra que a obtenção da NBR ISSO 9001 é uma exigência da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a todas as empresas que atuam no setor elétrico. Como a CERCI assinou um contrato de permissão para operar no setor como uma empresa de distribuição de energia, a certificação era obrigatória.
- A Anel exigiu a certificação das empresas de distribuição de energia elétrica em três processos: na coleta de dados dos indicadores individuais e coletivos; no padrão de atendimento comercial; e também no tratamento de reclamação dos consumidores. Essa certificação tem validade de três anos, mas de ano em ano é feito uma certificação de monitoramento, o que vai melhorar muito a qualidade do serviço da empresa e de sua administração”, prevê Isidoro.


Ex-presidente da CERCI, e primeiro funcionário da cooperativa, Oracyr Marins, estava satisfeito com o resultado final da auditoria, e a recomendação para que a CERCI obtenha a NBR ISO 9001.

“É um motivo de satisfação muito grande, saber que a cooperativa está no seu pleno
desenvolvimento, mas dentro da disciplina, respeitando as regras da ANEEL. Isso dá pleno direito ao consumidor e ao cooperado. Nos sentimos confortáveis com esse tipo de auditoria porque nossa equipe está trabalhando. A administração da cooperativa hoje está de parabéns e com minha longa experiência nesse ramo, digo que de todas as administração que já passaram pela CERCI, essa é a melhor que eu reconheço até hoje”, concluiu.

 

Entrevista com o Presidente da Cooperativa de Eletrificação Rural de
Cachoeiras e Itaboraí – CERCI, Helon Marins, sobre a obtenção da NBR
ISO 9001.
 

Jornal Estado em Notícias. Quando a CERCI recebeu a Auditoria da NBR ISO 9001 e quem fez a vistoria e qual o motivo?

 

Helon Marins. A auditoria de monitoramento da CERCI foi conduzida pela Assessoria da empresa Asseste Consultoria Empresarial e auditada pela auditora Ana Maria Guena da Empresa BRTUV que confirmou a excelência nos itens analisados.

 

JE. O que essa certificação representa para a CERCI?

 

Helon. A certificação traz melhorias para a CERCI, como: Proporcionar maior confiança ao gerenciamento, maior confiança aos clientes, facilitar a comunicação entre várias partes da empresa, identificar problemas operacionais, proporcionar oportunidades de melhorias, realimentar o sistema através de ações corretivas e preventiva, melhorar acentuadamente a imagem da CERCI frente aos seus parceiros, haja vista o destaque que uma empresa certificada adquire com a certificação na ISSO 9001.


JE. Quais são as inovações que a cooperativa está colocando em prática a partir do momenton que se tornou permissionária de energia elétrica?


Helon. Redução da TARIFA, que agora é homologada pela ANEEL e no caso da CERCI teve uma redução de 24.68%. Passamos também a ter o benefício da TARIFA SOCIAL, da TARIFA do PRODUTOR RURAL, possibilidade de participação em programas do Governo Federal e outros benefícios que não chegavam enquanto autorizada.


JE. Como o cooperado e o consumidor da CERCI poderão perceber essa nova fase da
cooperativa no seu dia a dia?


Helon. Garantia da eficiência e da qualidade da Cooperativa, além de melhorar o desempenho da organização e aumentar a satisfação dos associados.
Ainda segundo Helon Marins, o diferencial da CERCI de agora em diante já é percebido porque a empresa passa fixar o seu foco no cliente, na liderança; na abordagem por processos; na abordagem sistêmica para a gestão; no envolvimento dos colaboradores; na melhoria contínua; nas tomadas de decisões, com base em evidências obtidas por meio de indicadores, pesquisas, auditorias e análises; e, por benefícios mútuos nas relações.

 

O presidente conclui a entrevista agradecendo em primeiro lugar ao empenho dos COLABORADORES que vem participando do processo, melhorando o atendimento utilizando os procedimentos operacionais, aumentando a produtividade e diminuindo o desperdício.

Agradece também aos Conselheiros Administrativos e Fiscais, Gerentes, coordenadores, supervisores e chefes de equipes, bem como todos os cooperados, consumidores, cooperativas coirmãs, consultorias e demais parceiros, pela compreensão e colaboração.

 

CERCI UMA LUZ, UMA NOVA ESPERANÇA!

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